Agência Financeira.com  - 27 Set 08

 

Apoio às famílias pode inverter «Inverno Demográfico»
Defende Associação de Famílias Numerosas
 

Portugal vive cenário de envelhecimento e recessão demográfica

 

O envelhecimento da população pode ser travado, conclui um estudo da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas, com base em números da demografia publicados pelo INE e pelo Eurostat.

 

Segundo a Rádio Renascença, o estudo vai ser apresentado este sábado no seminário O Inverno demográfico: o problema, que respostas?.

 

De acordo com o documento, Portugal vive um cenário de envelhecimento e recessão demográfica, que pode ser invertido se forem tomadas medidas que permitam às famílias terem os filhos que desejam, sem serem penalizadas por isso.

 

Em 2007, pela primeira vez desde 1918, morreram mais pessoas do que aquelas que nasceram.

 

As mulheres portuguesas têm menos filhos e cada vez mais tarde. O número médio de filhos por mulher em idade fértil atingiu o mínimo absoluto de 1,32, em 2007, ano em que nasceram menos 60 mil crianças.

 

Grande desproporção entre idosos e pessoas em idade activa

 

Este estudo da Associação de Famílias Numerosas admite que o envelhecimento da população poderá ser travado, e até mesmo invertido, por uma politica que permita as famílias terem os filhos que desejam, sem serem por isso penalizadas.

 

Se nada for feito, aumentará a já grande desproporção entre idosos relativamente a jovens e pessoas em idade activa.

 

Na opinião do presidente da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas, Fernando Castro, citado pela rádio, nem tudo está perdido e ainda há soluções para inverter a curva da demografia, começando por alterações legislativas em matéria do sistema fiscal das famílias e num reforço dos abonos.