Portugal Diário  - 12 Set 08

 

Conheça o segredo para ser um aluno de 20 valores
Muitos dos que terminaram o secundário fizeram-no com a nota máximo. Agora já pensam em que vão gastar o prémio de mérito de 500 euros

 

O Governo decidiu abrir o ano lectivo com um périplo pelo país, entregando diplomas aos alunos que terminaram o ensino secundário e cheques de 500 euros aos melhores pupilos de cada escola. Muitos deles concluíram o período de 12 anos de estudo com médias de 20 valores.

 

O «Prémio de Mérito» acaba por ser, afinal, um reconhecimento que nenhum deles rejeita. Henrique Sousa foi o centro da cerimónia que teve lugar na Escola Secundária Almeida Garrett, em Gaia, com direito a presença da ministra da Educação. Para ele, foi «receber o diploma, falar umas palavras, pegar no cheque de 500 euros e desaparecer o mais rápido possível». Tímido, conta que agora espera seguir um novo caminho na Faculdade de Medicina do Porto.

 

Governo entregou diplomas por «amor à escola»
Meta do 12º ano obrigatório pode já nem ser necessária

 

Henrique foi o melhor aluno do Liceu de Gaia e no diploma vem registada uma média impressionante: 20 valores. «Sem exames a minha média foi de 19,8, com exames de 19,6 e com as específicas para Medicina foi de 19,2», contou com alguma timidez. O segredo? «Não posso dizer que não é preciso estudar. Sou um jovem normal, pratiquei sempre desporto e gosto de sair à noite. Não consigo estudar uma semana antes dos testes, porque disperso-me, mas quando se aproxima o dia concentro-me totalmente».

 

Dinheiro para a faculdade

 

Alguns alunos já sabem o que vão fazer ao dinheiro. «O cheque vai servir para pagar as duas primeiras prestações das propinas», garantiu à agência Lusa Iolanda Sarmento, de 18 anos, a melhor aluna da Secundária Tomás Cabreira, em Faro, que este mês vai deixar o Algarve para rumar ao Porto, onde quer estudar na Faculdade de Arquitectura.

 

Tiago Pereira, que obteve a melhor média na secundária de Santa Maria Maior, em Viana do Castelo, não esconde o seu objectivo: «Gostava de entrar em Braga, na Universidade do Minho e os 500 euros irão certamente ajudar na hora de procurar casa e comprar mobília».

 

Outros alunos acabam por ter desejos mais ou menos materialistas. «Os 500 euros vêm mesmo a calhar. Vão direitinho para a compra de um portátil», afirma Maria Bandeira, finalista da secundária Soares Basto, em Oliveira de Azeméis, enquanto Joana Galante, da Escola Secundária de Albufeira, diz que vai guardar o dinheiro no banco.

 

Apesar de ter alcançado uma média de 18 valores, foi com surpresa que Carlos Soutelo recebeu o cheque atribuído pelo Governo, depois de se ter sagrado o melhor aluno dos cursos tecnológicos da secundária de Viana do Castelo: «Se quer que lhe diga, nem sequer sabia que tinha sido eu o vencedor. Há dias, ligaram da escola para minha casa e a minha mãe disse-me que eu tinha que lá ir fazer não sei bem o quê. Agora já sei».