Portugal Diário - 14 Mar 07

 

Cinco anos de prisão por agredir professora

Bateu, insultou e ameaçou docente dos filhos em plena aula

O Tribunal da Relação do Porto decidiu enviar para a prisão a mulher que, em Junho de 2003, agrediu uma professora na Escola do 1.º Ciclo das Cantarias, em Bragança, confirmando assim a sentença do tribunal de primeira instância. A notícia é avançada pelo Jornal de Notícias.

Emília Silva tinha sido condenada em Junho de 2004, pelo Tribunal de Bragança, a uma pena de prisão de cinco anos por ter batido, insultado e ameaçado a professora dos filhos, dentro do próprio estabelecimento de ensino, mas recorreu da decisão para o Tribunal da Relação do Porto que, agora, decidiu manter a pena da primeira instância.

Segundo o JN, na sequência da decisão do Tribunal da Relçação, a mulher foi detida na passada sexta-feira, cerca das 21 e 30 horas, em Vila Real, numa acção conjunta dos comandos da PSP de Bragança e Vila Real, com a colaboração da GNR de Vila Real. Após isso, foi levada pela polícia para o estabelecimento prisional de Santa Cruz do Bispo.

A decisão da Relação, segundo o JN, aliviou Conceição Outeiro, a docente agredida, que continuava a temer cruzar-se com a agressora uma vez que ambas residiam em Bragança. A professora confessou, ao JN, que viveu dias de angústia na sequência da agressão e que durante meses teve medo. «Ela fazia-me ameaças continuamente», recorda.

A arguida compareceu a julgamento acusada de vários crimes, nomeadamente ofensa à integridade física qualificada, injúria agravada, introdução em local público, denúncia caluniosa e coacção na forma consumada. Em tribunal ficou provado que entrou na sala dos filhos em plena aula e agrediu a docente, tendo continuado com as ameaças por várias ocasiões.

Desde Dezembro, quando o Tribunal da Relação reiterou o acórdão do Tribunal de Bragança, que a arguida andava fugida à Justiça, presume-se que estivesse no Porto com dois filhos ainda menores.