Diário IOL - 21 Jun 08

 

Exames Nacionais: «Exigência zero»
Associação Portuguesa de Famílias Numerosas criticou o «generalizado facilitismo» dos Exames

 

A Associação Portuguesa de Famílias Numerosas (APFN) criticou este sábado o «generalizado facilitismo» que diz estar patente nos exames nacionais, considerando que «não vale tudo» para melhorar as estatísticas do sistema educativo, noticia a Lusa.

 

«Compete ao Ministério da Educação garantir a formação adequada das gerações futuras. Levar a exigência a zero não é o caminho correcto para melhorar as estatísticas. Pelo contrário, a mensagem transmitida não tem nada de educativo», critica a associação, em comunicado hoje divulgado.

 

Os exames nacionais têm estado envoltos em polémica, nomeadamente com a Associação de Professores de Matemática a considerar que a prova do 9º ano da disciplina foi a "mais fácil" de sempre, contendo questões que poderiam ser respondidas por alunos do segundo ciclo.

 

Relativamente ao mesmo exame, também a Sociedade Portuguesa de Matemática considerou que este foi «um dos mais elementares, senão o mais elementar» dos últimos anos, sublinhando que a «nivelação por baixo» poderá ter custos futuros «muito graves».

 

Críticas de facilitismo ouviram-se igualmente no que diz respeito ao exame nacional de Língua Portuguesa, com a Associação de Professores de Português a lamentar que a prova incluísse perguntas de gramática do segundo ciclo.

 

O Ministério da Educação rejeita todas as críticas, negando qualquer diminuição da exigência para melhorar os resultados.