Público - 23 Jan 07

 

Caminhada do "não" no domingo

 

Percurso será entre
a Maternidade Alfredo da Costa e Fonte Luminosa, em Lisboa

 

Movimentos defensores do "não" no referendo sobre a despenalização do aborto promovem domingo uma Caminhada pela Vida, em Lisboa, entre a Maternidade Alfredo da Costa e a Fonte Luminosa.
"Queremos dizer ao mundo que acreditamos na vida desde a concepção até ao últimos suspiro", disse a promotora da iniciativa, Sofia Guedes, na apresentação da marcha, que pretende ser o "grande encontro" dos movimentos do "não" à interrupção voluntária da gravidez (IGV).
Ao todo, disse a dinamizadora da manifestação, associaram-se à iniciativa 25 associações "ao serviço da vida" de todo o país e os 15 movimentos cívicos que se opõem à despenalização que vai ser referendada.
A "caminhada" está dividida em sete etapas, que representam, cada uma, as sucessivas fases da "vida", desde a concepção à terceira idade, explicaram os activistas. Antes do referendo realizado em 1998 - em que o "não" venceu, mas o resultado não foi vinculativo por terem votado menos de metade dos eleitores - os opositores da despenalização organizaram outra caminhada onde, segundo Sofia Guedes, terão participado entre 4000 e 5000 pessoas. Nessa altura o percurso foi superior (sete quilómetros) e ligou o Marquês de Pombal à Torre de Belém, também em Lisboa. Lusa