Portugal Diário - 08 Jan 07

 

Vila Real: subsídio para aumentar natalidade

Os bebés que nascerem em Arroios e Provezende têm direito a 250 euros

Os bebés que nasçam nas freguesias de Arroios e Provezende, no distrito de Vila Real, têm direito a um apoio financeiro de 250 euros, numa iniciativa que visa contribuir para o aumento da natalidade, escreve a Lusa.

Esta iniciativa de algumas freguesias de Trás-os-Montes e Alto Douro procura criar incentivos para o aumento da população, cada vez mais envelhecida.

A Junta de Freguesia de Arroios, concelho de Vila Real, disponibiliza, a partir deste ano, um apoio financeiro de 250 euros a todos os bebés que nasçam na localidade onde, no ano passado, ocorreu apenas um baptizado e 12 óbitos.

A presidente daquela junta há mais de duas décadas, Marília Ferreira, sabe que não é por causa dos 250 euros que as famílias vão ter mais filhos, mas classifica esta iniciativa como «um incentivo e uma chamada de atenção ao poder político».

«É necessário criar mais empregos para os jovens para que eles possam constituir família e ter filhos», afirmou em declarações à agência Lusa. Para terem acesso ao subsídio, é necessário apenas que os pais residam há mais de um ano em Arroios e que sejam eleitores na freguesia.

Arroios é uma freguesia suburbana, que dista cerca de cinco quilómetros da sede de concelho, e é constituída pelas povoações de Couto, Cabana, Torneiros e Vilalva. «É nas freguesias mais rurais, como Arroios, Cabana e Couto, que se tem verificado nos últimos tempos um maior envelhecimento da população», frisou a autarca.

Em contrapartida, nas outras localidades, mais urbanas, «existem muitos jovens que se queixam de não terem condições financeiras para poderem ter filhos».

Desde que a Junta de Provezende, concelho de Sabrosa, lançou o subsídio de 250 euros em 2006, já nasceram nesta freguesia duriense três bebés.