Jornal de Negócios online - 14 Fev 07

 

Carmona quer pagar seguro de saúde a crianças lisboetas


A Câmara Municipal de Lisboa (CML) quer atribuir um seguro de saúde a cada criança que nasça na capital e cujos pais sejam residentes em Lisboa.

As despesas serão totalmente pagas pela autarquia, explicou Carmona Rodrigues ao "Diário de Notícias". A proposta será apresentada à vereação na primeira reunião de câmara de Março. Em caso de aprovação a medida será válida para todas as crianças nascidas a partir do dia 1 de Janeiro de 2008.

"Este projecto insere-se numa política social que pretende incentivar a população jovem a fixar-se em Lisboa e assim criar condições de competitividade na cidade", disse o autarca. E justifica: "Queremos assumir um papel predominante na política de apoio à família". Carmona Rodrigues esclarece ainda que "o cartão de saúde funcionará como qualquer outro seguro de saúde normal". O documento dará também ao seu portador acesso gratuito aos diversos equipamentos desportivos e culturais da cidade.

O envelhecimento da população lisboeta e a baixa natalidade é uma preocupação para o presidente da autarquia lisboeta, até porque é algo de "contraditório". É preciso dar condições aos jovens para cá se fixarem", defende. Daí este projecto social não se poder dissociar-se de outras políticas "como a da habitação a custos controlados", frisa.

De acordo com os últimos dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), em 2004 nasceram no concelho de Lisboa 5668 crianças filhas de mães residentes na mesma cidade.

Para já há pormenores que ainda estão a ser acertados, tais como a idade limite para o seguro de saúde gratuito. O projecto está a ser elaborado pela presidência da câmara municipal, com a colaboração dos pelouros de Acção Social (liderado por Sérgio Lipari) e Recursos Humanos (tutelado por Marina Ferreira). Depois de apresentado e aprovado pelo executivo, explica Carmona Rodrigues, será aberto um concurso público para que todas as seguradoras possam concorrer.