Rádio Renascença - 6 Fev 06

Família: No ter filhos é que está o ganho

As famílias numerosas são a solução para a crise dos sistemas sociais europeus. Este é o apelo de Fernando Castro dirigido às instâncias comunitárias, em Bruxelas.

As propostas das Famílias Numerosas foram ouvidas em Bruxelas

A esta hora, uma delegação da Confederação Europeia das Famílias Numerosas - presidida por Fernando castro - é recebida pelo Presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso.

Antes, Fernando Castro deixou, aos microfones da Renascença, algumas propostas para incentivar o crescimento demográfico.

"É necessário que o Governo chame a atenção para o facto de as famílias numerosas serem um bem para o país. [O Executivo] Terá que aumentar os abonos de família para um valor digno e aquilo que recomendamos, em Portugal, é aumentar as prestações sociais com o mesmo critério que foi usado, por exemplo, para as propinas nas Universidade. O que também defendemos, mas a nível europeu, é que as pensões de reforma sejam indexadas ao número de filhos".

Estas propostas foram transmitidas também a José Ribeiro e Castro. O eurodeputado e presidente do CDS-PP afirma que estas são hipóteses em análise.

"De facto, o que está a pôr em crise os sistemas sociais europeus, e é necessário que os europeus e os portugueses tenham consciência disso, é o chamado inverno demográfico e a incapacidade de promovermos a renovação de gerações" - salientou.

WB00789_.gif (161 bytes)