Público - 23 Dez 05

Hwang Woo-suk pede a demissão
Cientista sul coreano admite ter fabricado resultados sobre células estaminais

O mais conceituado cientista sul-coreano, Hwang Woo-suk, admitiu hoje ter fabricado os resultados de uma investigação sobre células estaminais. Pelo facto pediu desculpas e apresentou a sua demissão na Universidade Nacional de Seul.

Um painel de nove peritos universitários começou a investigar o cientista depois de antigos colaboradores de Hwang terem denunciado que algumas das suas conclusões eram falsas.

Hoje, o painel denunciou que Hwang falsificou os resultados de, pelo menos, nove das onze linhas de células estaminais que disse ter criado num artigo publicado na revista “Science”, em Maio deste ano. O painel descobriu que apenas existem duas linhas de células estaminais no artigo de Maio e não onze como o autor declarou. Das outras nove linhas, quatro morreram devido a um acidente de contaminação em Janeiro de 2005, três eram apenas colónias e não linhas de células estaminais e quanto às restantes não existem provas de que sejam mais do que células.

“Este tipo de erro é um acto grave que prejudica as fundações da ciência”, disse o painel.

Segundo o painel, “as informações do artigo publicado em Maio na ‘Science’ não são resultado de um simples engano mas apenas podem ser vistas como fabricação deliberada”.

“Peço as mais sinceras desculpas por ter criado uma situação de choque e decepção”, disse Hwang aos jornalistas, à saída do seu gabinete na Universidade. “Demito-me como professor”, acrescentou.

Contudo, Hwang mantém que produziu a tecnologia que permite criar células estaminais passíveis de ajudar pessoas doentes, como o disse em Maio.

O Governo sul-coreano, que tem apoiado Hwang, já admitiu retirar o financiamento à investigação que estava a ser conduzida pelo cientista. Desde 1998, o Governo deu a Hwang um total de 33,7 milhões de euros. Além disso, o executivo adiantou que vai começar a investigar eventuais violações éticas.

O painel de peritos vai investigar outros artigos de Hwang, entre eles um publicado em 2004 na “Science” sobre os primeiros embriões humanos clonados do mundo e outro em Agosto de 2005 na revista “Nature” sobre o primeiro cão clonado, “Snuppy”.

Ambas as revistas estão a rever os trabalhos. Hwang já pediu à “Science” para retirar o artigo de Maio, citando “erros fatais”, alegando ter criado apenas algumas das onze linhas de células estaminais na altura da publicação. No entanto, admitiu a conclusão dos trabalhos posteriormente.

As autoridades de Seul dizem que a fabricação de resultados não é, só por si, matéria para acusação de crime mas disse que poderá ser aberta uma investigação mediante a apresentação de queixas por cidadãos.

No mês passado, Hwang pediu a demissão do seu lugar na direcção do World Stem Cell Hub, depois de admitir que usou óvulos de trabalhadoras do seu laboratório, violando assim as normas éticas.

WB00789_.gif (161 bytes)