Zenit - 8 Set 06

Cristãos unem-se a favor da vida em Fátima
Dia Mundial de oração pela Vida e Congresso «Maria, a Vós confiamos a Causa da Vida»

O Apostolado Mundial de Fátima promove, no dia 8 de outubro, mais um Dia Mundial de Oração pela Vida Humana.

Nesta ocasião, todos os católicos são chamados a rezar o terço, e todas as outras religiões são convidadas a orar de acordo com a sua fé durante vinte minutos, em uma corrente mundial de oração.

Para registrar a intenção de oração é necessário acessar o website do Apostolado Mundial de Fátima (
www.worldfatima.com).

Junto a esta iniciativa, será realizado em Fátima, de 4 a 8 de outubro, o Congresso «Maria, a Vós confiamos a Causa da Vida».

Segundo recordam os organizadores, na sua Encíclica Evangelium vitae, João Paulo II escreve: «Com esta certeza no coração e movido de pungente solicitude pela sorte de cada homem e mulher, repito hoje a todos aquilo que disse às famílias, empenhadas em suas difíceis tarefas por entre as ciladas que as ameaçam: é urgente uma grande oração pela vida, que atravesse o mundo inteiro» (Nº 100).

O Congresso, portanto, tem como objetivo principal realizar este desejo de João Paulo II, divulgando-o entre todos os crentes e, ao mesmo tempo, colocando-o em prática.

Os organizadores esperam, através do seu empenho na construção de uma cultura da vida, apoiar igualmente o esforço pastoral do atual Papa Bento XVI, que participou do Encontro Mundial das Famílias, na Espanha, Julho de 2006, e que, na sua encíclica Deus caritas est, levou ao coração de todos os crentes uma mensagem de amor.

«O programa do cristão - o programa do Bom Samaritano, o programa de Jesus - é "um coração que vê". Este coração vê onde há necessidade de amor, e atua em conseqüência» (Nr. 31b), escrevia o Papa.

Os organizadores do Congresso de Fátima são o Apostolado Mundial de Fátima, Human Life International, Helpers of God's Precious Infants (fundado pelo Mons. Philip J. Reilly), Europaische Arzteaktion (Médicos Europeus). O evento conta ainda com o apoio do Conselho Pontifício para a Família.

Participam do evento nomes de destaque ligados ao movimento pró-vida e a Fátima, como Dom Karl Josef Romer, secretário do Conselho Pontifício para a Família; Dom Serafim Silva, bispo emérito da Diocese de Leiria-Fátima.

Também Isilda Pegado, presidente da Federação Portuguesa pela Vida; Pe. Luís Kondor, Vice-postulador para a Causa da Canonização dos Pastorinhos; Mons. Vítor Feytor Pinto, membro do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida; Ir. Virgínia Beretta, irmã da Santa Gianna Beretta Molla; Américo Lopez Ortiz, presidente do Apostolado Mundial de Fátima, entre outros.

Mais informações
www.fatima-pro-life-congress-2006