Portugal Diário - 03 Out 08

 

Juventude: Cavaco quer mostrar «bons exemplos»
Presidente da República inicia esta sexta-feira o primeiro de dois dias do Roteiro para a Juventude

 

O Presidente da República inicia esta sexta-feira o primeiro de dois dias do Roteiro para a Juventude, iniciativa destinada a mostrar os «bons exemplos» de jovens que «tomaram as rédeas do seu destino nas mãos», superando dificuldades, escreve a Lusa.

 

O objectivo do Roteiro, que arranca no distrito do Porto, «é dar relevo ao papel dos jovens na sociedade e mostrar os bons exemplos de como superaram as dificuldades», disse à Agência Lusa fonte da Presidência da República.

 

O Roteiro para a Juventude arranca ao final da manhã em Mancelos, Vila Meã, no concelho de Amarante, com a visita a uma exploração leiteira de um jovem casal de agricultores, que Belém vê como «um exemplo de como é possível ultrapassar os riscos e as dificuldades».

 

Este casal, no início do projecto da «Casa da Teixeira», tinha apenas a quarta classe e algumas cabeças de gado.

 

Hoje, e depois de terem feito vários cursos de formação, têm mais de 300 cabeças de gado, são os únicos agricultores do país a exportar embriões de gado e foram também pioneiros na ordenha mecânica.

 

Vinha premiada

 

Ainda antes do almoço, Cavaco Silva partirá para a «Quinta da Lourosa», em Sousela, no concelho da Lousada, para visitar a exploração de vinha de uma jovem agricultora, enóloga de formação, que já ganhou vários prémios internacionais com os vinhos que produz na sua propriedade.

 

Ao almoço, o chefe de Estado estará ainda com um grupo de jovens agricultores da região norte, numa refeição com pratos típicos e onde será feita uma degustação de produtos produzidos por esses mesmos jovens.

 

À tarde, o Roteiro da Juventude será dedicado aos «bons exemplos» do associativismo juvenil.

 

Jovens e idosos

 

Assim, pelas 15:00, Cavaco Silva deslocar-se-á ao Teatro do Campo Alegre, no Porto, para assistir à apresentação de projectos de índole social e formativa das Associações de Estudantes, entre os quais o «Projecto Aconchego», através do qual um idoso que vive sozinho recebe em sua casa um jovem estudante.

 

Ainda no Teatro do Campo Alegre, o Presidente da República assistirá ao lançamento do guia prático «A entrada do Mercado de Trabalho», elaborado pela Federação Académica do Porto.

 

De seguida, Cavaco Silva irá reunir-se com representantes das Associações Académicas do Porto.

 

Ao final da tarde, e já em Guimarães, o chefe de Estado vai visitar o Círculo de Arte e Recreio, um «espaço inter-geracional», criado por cinco jovens, e que é neste momento uma associação «auto-suficiente», gerida apenas com as quotas dos associados e sem recorrer a qualquer tipo de subsídio, onde se fornece «um acesso à cultura quase gratuito».

 

Nesse espaço, que a Presidência da República classifica como «um bom exemplo da educação não formal ao serviço da comunidade», são dadas aulas de música, desporto, há grupos de teatro e um clube do xadrez, entre outras actividades.