SOL Online - 11 Out 07

Uma Verdade Inconveniente
Juiz aponta nove erros a Al Gore

O Supremo Tribunal da Grã-Bretanha aponta vários imprecisões científicas ao premiado documentário do ex-vice-presidente dos EUA, sobre os perigos do aquecimento global. São nove os alegados erros de Uma Verdade Inconveniente

O documentário que ganhou o Óscar de 2007 na sua categoria, foi ontem criticado por um magistrado britânico, Michael Burton, que se opõe à apresentação integral do filme nas escolas inglesas.
Burton aponta «nove erros significativos» a Uma Verdade Inconveniente, que considera passíveis de induzir os espectadores a «alarmismos e exageros» sobre a realidade do aquecimento global do planeta.

Apesar de ter sido já alvo de reparos por parte de alguns activistas ambientais na altura em que foi lançado, estes erros foram desvalorizadas em nome do objectivo final do documentário – o alerta mundial para as alterações climáticas.

A decisão do Governo britânico de exibir o documentário nas escolas secundárias do país foi contestada e levada ao Supremo Tribunal por um director escolar de Kent, um condado próximo da capital.

Um dos erros apontados pelo Juiz Burton refere-se à afirmação de Gore de que o nível dos mares poderá aumentar seis metros «num futuro próximo», afirmação que considera «excessiva» e que, segundo o magistrado, contraria o consenso científico.

Apesar das falhas apontadas, o juiz ressalvou que o alerta central do filme – de que é urgente reduzir as emissões de dióxido de carbono e outros gases poluentes produzidos pelo homem – deve ser considerado e discutido pública e governamentalmente.

Os nove erros de Al Gore

1- Não há provas que haja atóis do Pacífico a ser evacuados devido à subida das águas.

2 – É um exagero alarmista afirmar que o nível do mar poderá subir seis metros nos próximos anos.

3 - Não é provável que a corrente do Golfo esteja prestes a deixar de circular, lançando a Europa Ocidental numa nova Idade do Gelo.

4 - A coincidência exacta entre os aumentos das emissões de dióxido de carbono e as subidas da temperatura registadas nos últimos 650 mil anos, como afirma Al Gore, não existe.

5 - O derretimento da neve no Monte Kilimanjaro está longe de poder ser exclusivamente relacionada com a acção do homem.

6 - Não há provas da relação directa entre o desaparecimento do Lago Chad e o aquecimento global.

7 - São insuficientes as provas de que o Furacão Katrina seja consequência das alterações climáticas.

8 - Não há provas que os ursos polares estejam a morrer afogados por nadarem cada vez maiores distâncias em busca de placas de gelo. A verdade é que nos últimos tempos apenas foram encontrados quatro ursos mortos, por causa de uma tempestade.

9 - O desaparecimento de recifes de coral nos oceanos de todo o mundo não é consequência unicamente do aquecimento global. Há outros factores, como a poluição e a pesca intensiva.

Lusa/SOL