Público - 14 Out 06

O que é o pequeno crédito

 

O que é o microcrédito?
É a concessão de empréstimos de valor muito reduzido a pessoas que, por vários factores, como ausência de património ou bens que possam servir como garantia, preconceitos sociais, religiosos e outros, estão excluídas do sistema bancário tradicional.
Quem são essas pessoas?
São os muito pobres, os desempregados e, em grande medida, as mulheres. "Fizemos como regra [no Grameen Bank] que metade dos nossos devedores deviam ser mulheres", disse Muhammad Yunus ao PÚBLICO em Janeiro; mas hoje em dia, 97 por cento dos clientes do Grameen são mulheres.
Qual é o valor de um microcrédito?
Varia muito de acordo com os países ou instituições. O valor médio dos empréstimos do Grameen é 309 dólares (247 euros); em Portugal, o limite máximo dos microcréditos concedidos pela Associação Nacional do Direito ao Crédito (ANDC) é 5 mil euros.
Os microcréditos são usados para quê?
Para todo o tipo de actividades, mas essencialmente para pequenos negócios ligados à agricultura, ao comércio e serviços básicos.
O microcrédito é só para países pobres?
Não. "Um país pode ser rico e mesmo assim haver muita gente sem acesso aos serviços financeiros", diz Yunus.
Há microcrédito em Portugal?
Sim. Até meados de 2006, foram concedidos "615 empréstimos", que criaram "711 empregos", segundo dados da ANDC. O ministro do Trabalho, José Vieira da Silva, prometeu em Janeiro "alterar o enquadramento fiscal" para introduzir estímulos ao microcrédito. P.R.