Diário de Negócios - 17 Nov 08

 

Comissão Europeia
Portugal estagana e afasta-se mais do crescimento potencial
Rui Peres Jorge

 

A economia portuguesa estagnou face ao trimestre anterior, deverá apresentar um crescimento negativo nos últimos três meses do ano e as perspectivas para 2009 apontam para uma estagnação ou até mesmo um ligeiro recuo na riqueza produzida, conclui-se dos dados de crescimento trimestral divulgados na sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), e das previsões das instituições internacionais.

 

Contudo, o dado mais preocupante sobre a evolução esperada para a economia portuguesa chega da Comissão Europeia: as previsões divulgadas no início do mês apontam para um contínuo afastamento do crescimento face ao seu potencial ("output gap"), o qual passará de 0% em 2007 para 1,7% em 2010.

 

"Não é de estranhar", diz João Ferreira do Amaral, professor de economia do ISEG que explica que "o afastamento do produto potencial significa que há pouca procura para a capacidade produtiva da economia. Em 2007, as exportações foram fortes, a procura interna recuperou, logo, crescemos próximo do potencial. Agora espera-se um abrandamento das exportações, do consumo privado e do investimento, o que resultará numa divergência face ao potencial", sustenta.

 

O fenómeno será sentido pela maioria das economias do euro, mas Portugal pontuará num dos piores lugares na tabela daqui a dois anos, diz a equipa de Almunia. A economia nacional estará em linha com a belga, a italiana e a francesa, enquanto piores estarão a Espanha (3,1%), o Luxemburgo (2,6%) e a Irlanda (2,9%).