Diário de Notícias - 24 Nov 06

O doce Natal de um convento lisboeta

Duarte Calvão
Iuri Albarran (foto)

 

Como já faz há mais de dez anos, o Convento dos Cardaes, uma jóia barroca no centro de Lisboa, ao Príncipe Real, realiza o seu Bazar de Natal, que hoje se inicia e se prolonga durante o fim-de-semana. Também como sempre, a receita da venda reverte para a manutenção e para a obra social do convento, que alberga 4o pessoas com deficiências visuais e de outro tipo.

Entre os muitos produtos à venda nos claustros, requintadamente decorados por Lucien Donnat, o destaque vai para os feitos pelas irmãs e pelo voluntariado, com deliciosas e invulgares compotas, geleias, chut- neys, molhos, bolachas e muito mais, preparados ao longo do ano, sem recurso a conservantes.

Entre os doces mais curiosos, estão os de cebola, ruibarbo, castanha, beringela em limão ou marmelo em sumo de laranja, ameixa à búlgara (com vinagre), bolachas de lima e de limão, chutneys de tomate, figo e limão ou garrafas de piri-piri.

Destaque ainda para as várias lojas e empresas que se associam à iniciativa, caso da Alcobio, com produtos de agricultura biológica, a Castalusa, com os seus bombons de recheios "nacionais", ou a casa Chá do Carmo, com acessórios e chás de marcas prestigiadas. Há também acessórios de senhora, homem, bebé, artigos para casa, brindes, perfumes e livros. A partir das 16.00, serve-se chá, scones, bolos.

Após o fim-de-semana, os produtos do convento continuam à venda, bastando ir lá da parte da tarde, salvo aos domingos e feriados.