Público última hora - 14 Mai 08

 

Medida abrange 12 mil alunos de 103 escolas
Gaia: Autarquia vai oferecer material e manuais escolares a crianças 1º ciclo

 

O presidente da Câmara de Gaia anunciou hoje que a partir do próximo ano lectivo a autarquia vai oferecer manuais e o material escolar aos alunos das escolas públicas do 1º ciclo do ensino básico. Luís Filipe Menezes disse que no máximo em três anos todas as crianças serão abrangidas por esta nova medida.

 

O autarca, que falava esta manhã no âmbito da assinatura de um protocolo de cooperação com a Federação das Associações de Pais do concelho, frisou que a implementação desta medida nas escolas será progressiva, sendo que o objectivo é que daqui a três anos os pais tenham "custo zero" com este material.

 

A medida é para implementar "de forma uniforme em todas as escolas e definir uma percentagem progressiva para se chegar aos 100 por cento" de cobertura, frisou, acrescentando que esta oferta representa um investimento de "cerca de 1,2 milhões de euros".

 

O vereador da Educação, Firmino Pereira, adiantou que serão abrangidos cerca de 12 mil alunos das 103 escolas do 1º ciclo existentes no concelho.

 

Para o presidente da Câmara, a oferta deste material visa melhorar a qualidade de vida da população. Menezes disse ainda que esta medida é também "uma forma de estimular a natalidade no concelho" e "de estimular mais jovens a viver em Gaia".

 

"Os próximos anos têm que ser virados para alguma imaterialidade", disse, "para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos". Luís Filipe Menezes anunciou ainda que vai abolir o imposto de rampas a partir do próximo ano, uma medida que retirará "cerca de um milhão de euros" aos cofres da autarquia.

 

Lusa