Portugal Diário - 09 Mai 07

 

CDS critica políticas educativas do Governo

 

Populares desafiam Sócrates a adoptar modelo «blairiano»

O CDS-PP desafiou hoje, no Parlamento, o primeiro-ministro, José Sócrates, a seguir o exemplo do seu homólogo britânico e adoptar o modelo «blairiano» para a educação, candidatando-se assim «ao lugar de melhor socialista europeu», noticia a Lusa.

«Esta é uma das matérias em que se deve olhar para os bons exemplos como o inglês. Tenho a certeza de que este merece o forte aplauso da bancada do PS e do primeiro-ministro», declarou o deputado do CDS-PP Diogo Feio.

José Sócrates «pode, deste modo, seguir o modelo blairiano e candidatar-se ao lugar de melhor socialista europeu», completou o deputado do CDS-PP, partido que agora tem novo líder parlamentar, Telmo Correia, e novo presidente, Paulo Portas.

Diogo Feio defendeu o fim da «escola neutra, em que todos são iguais, em que se cultiva a indiferença e a neutralidade pedagógica», o fim da «distinção entre público e privado» e a instauração de uma «cultura de mérito e de responsabilidade».

O deputado contestou o modelo «do primeiro-ministro e da ministra da Educação», que classificou de «socialista» e próprio «do passado», criticando em particular a proposta de que os alunos com excesso de faltas injustificadas até ao 9º ano possam passar de ano.

A deputada do PS Júlia Caré replicou que essa possibilidade de os alunos que tenham ultrapassado o limite de faltas injustificadas poderem passar através de uma prova ou de decisão do conselho pedagógico «é apenas uma proposta».

«Isto ainda não é o documento oficial [do Estatuto do Aluno]», frisou a deputada socialista, recordando que Diogo Feio «esteve ligado a estas questões da educação, como secretário de Estado, e não se conseguiu resolver para melhor» a situação do ensino.

Júlia Caré não respondeu ao desafio de adopção do modelo de Tony Blair, afirmando apenas que «é muito importante que haja uma maior responsabilização de todos» e que existe em Portugal «um absentismo escolar grave».