RTP.pt - 17 Mai 06

Ribeiro e Castro propõe ao Governo cartão para famílias numerosas

 

O líder do CDS-PP, José Ribeiro e Castro, propôs hoje ao Governo a criação, em colaboração com associações, de um cartão destinado a famílias numerosas, "uma ideia Simplex" de apoio à família.

"O Governo deve ter atitudes pró-activas de apoio à família para contrariar o Inverno demográfico que afecta a Europa", apelou Ribeiro e Castro, à saída da XXVIII Conferência dos ministros europeus responsáveis pelos assuntos familiares, que decorreu em Lisboa.

Para o líder dos democratas-cristãos, "é interessante que o Governo tenha decidido acolher esta conferência quando não tem qualquer estrutura que se ocupe da política familiar".

Ribeiro e Castro, que esteve presente no encerramento da conferência na qualidade de vice-presidente do grupo Família do Parlamento Europeu, propôs ao executivo o que chamou "uma ideia Simplex", "roubando" o nome ao programa do Governo de medidas de simplificação administrativa.

"Trata-se de um cartão para famílias numerosas, nomeadamente as que têm três ou mais filhos ou que têm idosos a cargo", afirmou Ribeiro e Castro, explicando que o papel do Governo seria de promoção desse cartão através de acordos com associações já existentes no terreno.

Recorrendo a experiências internacionais, o líder do CDS explicou que o cartão, que seria financiado pelas associações que o promovem, poderia garantir a essas famílias benefícios em transportes, bens culturais e de equipamentos para o lar, entre outras coisas.

"É uma ideia Simplex porque não tem encargos burocráticos", afirmou.

Ribeiro e Castro recusou, nesta ocasião, comentar as declarações proferidas terça-feira à noite pelo ex-líder Paulo Portas, na SIC-Notícias, em que deixou em aberto a possibilidade de regressar um dia à presidência do CDS e lamentou que tivesse saído do Congresso extraordinário uma imagem de "fragilidade e divisão" do partido.

"Não faço qualquer comentário", afirmou Ribeiro e Castro.