Negocios.pt - 15 Mai 06

Notícia faz machete do «Financial Times»

Sócrates assegura reformas depois de 2050

Nuno Carregueiro

O jornal britânico «Financial Times» noticia hoje em manchete que a reforma da Segurança Social em Portugal afecta as famílias mais pequenas. O primeiro-ministro José Sócrates diz que o objectivo passa por aumentar a taxa de natalidade e assegura a sustentabilidade da Segurança Social para lá de 2050.

O jornal diz que os portugueses com menos de dois filhos vão contribuir mais para a Segurança Social, no âmbito de um pacote de reformas da Segurança Social que o primeiro-ministro José Sócrates descreveu ao «Finacial Times» com o «mais ambicioso e compreensivo da Europa».

«Temos de agir agora», disse Sócrates ao FT, que dá grande destaque à notícia. «Qualquer adiamento trará maiores problemas e mais custos no futuro», disse.

Se não fossem tomadas medidas a Segurança Social poderia entrar em colapso financeiro em 2015, mas Sócrates garante que a introdução das reformas, garante a sustentabilidade do sistema da Segurança Social em 2050 e depois.

Citando a economista independente Sara Peralta, o FT afirma que o novo sistema de pensões vai baixar em 10% as reformas das pessoas que se reformem nos próximos 20 anos. E diz que o sistema actual em Portugal é um dos mais «generosos» entre os países europeus, pois em muitos casos as reformas superam em 100% o salário final dos trabalhadores.

A medida mais controversa, de acordo com a mesma fonte, reside no facto de as reformas estarem dependentes do número de filhos dos trabalhadores. Sócrates diz que esta é uma alteração «ligeira» e que tem como objectivo aumentar a taxa de natalidade em Portugal. Esta desceu de 35% nos últimos 30 anos, passando de 2,6 para 1,5. Em 2050, de acordo com o FT, a população com mais de 65 anos, representará mais de 32% do total, contra os 17% actuais.