Portugal Diário - 21 Jan 07

 

Manifestação contra aborto


Milhares de franceses querem o fim da lei aprovada há 30 anos

Milhares de pessoas protestaram hoje em Paris contra o aborto numa manifestação convocada pelo movimento francês «30 anos: já chega!» em que participaram delegações de vários países europeus, incluindo Portugal, noticia a Lusa.

Os manifestantes, cerca de 15.000 segundo os organizadores e entre os quais se contavam várias famílias com crianças, observaram cinco minutos de silêncio «em homenagem às crianças que não têm a oportunidade de viver».

Desfilando pelas ruas de Paris atrás de uma longa faixa onde se lia «Pelo respeito pela vida», vários manifestantes brandiram cartazes brancos com as inscrições: «salvemos os bebés por nascer», «não os matem» e «sem crianças não há reformas».

Paul Ginoux Defermont, membro do colectivo que organiza a manifestação, disse à Agência Lusa que «vários portugueses» participaram no protesto, entre os quais o presidente da Associação Mais Família, José Pedro Assunção, e a mulher.

Apoiado pela Confederação das Associações Familiares Católicas, o protesto de hoje foi convocado pelo colectivo «30 ans: ça suffit» (30 anos: já chega!), criado no início de 2004 por ocasião dos 30 anos da lei que autoriza a interrupção voluntária da gravidez em França.

O colectivo «30 ans: ça suffit» exige a anulação da lei, «grandemente responsável por 220.000 abortos feitos anualmente» em França, e «a penalização das pressões exercidas sobre as mulheres grávidas para que abortem».