Portugal Diário - 05 Jan 07

 

Fátima: recolha de ofertas para futuras mães

 

Peregrinação, subordinada ao tema «Acolher a vida com um dom de Deus», quer ajudar mães em dificuldades

A recolha de ofertas para o acolhimento de futuras mães em dificuldades vai marcar a peregrinação mensal de Janeiro ao Santuário de Fátima, subordinada ao tema «Acolher a vida como um dom de Deus», escreve a agência Lusa.

A menos de um mês do referendo sobre a interrupção voluntária da gravidez, esta peregrinação de 12 e 13 de Janeiro deverá servir para o Bispo de Leiria-Fátima, D.António Marto, reforçar a posição da Igreja face à consulta popular de Fevereiro.

Já no dia 1 de Janeiro, o Bispo de Leiria-Fátima condenara a prática do aborto, durante a homilia que proferiu na Sé de Leiria.

«Não ignoramos que, muitas vezes, a decisão de abortar é fruto de grandes sofrimentos e angústias (sem excluir as pressões), que é um verdadeiro drama para muitas mulheres. Mas pensamos que a um drama não se responde com outro drama: o de destruir uma vida humana que desabrocha e que é o elo mais fraco em todo este processo», disse D.António Marto na ocasião.

Para o prelado, «a resposta verdadeiramente humana e humanista a este drama é um projecto solidário e galvanizador de todos os recursos da sociedade civil e do Estado, para oferecer todo o cuidado, acolhimento e protecção de ordem social, económica e psicológica tanto ao filho em gestação como à mãe que o gera».

«A liberalização do aborto, sob a forma encapotada de despenalização, não é a resposta digna e condigna. É uma fuga em frente, para não atacar o problema nas suas raízes. Não é caminho de progresso e de futuro», acrescentou.

A peregrinação de Janeiro terá início às 21:00 de dia 12, com uma vigília que se prolongará até às 23:00. No dia 13, entre as 10:00 e as 12:30 terão lugar a recitação do rosário e a celebração da eucaristia presidida pelo Bispo de Leiria-Fátima.

À tarde, entre as 15:00 e as 17:30, será realizada uma Via-Sacra aos Valinhos, terminando com um ofertório para o acolhimento de futuras mães em dificuldades.