Público - 10 Fev 06

Ministra garante apoio às câmaras para fecho das escolas

A ministra da Educação garantiu ontem, em Vila Real, o total apoio às autarquias para transportes, alimentação e reconversão das escolas que vão acolher os alunos provenientes das centenas de estabelecimentos de ensino que vão encerrar em todo o país.
Maria de Lurdes Rodrigues iniciou um conjunto de reuniões com autarcas para preparar a reorganização da rede escolar do 1.º ciclo do ensino básico, que vai levar ao encerramento, no próximo ano lectivo, de centenas de escolas com menos de 20 alunos e com taxas de aproveitamento inferiores à média nacional.
Confrontados com a proposta do ministério de encerrar mais de metade das escolas que estão em funcionamento no distrito de Vila Real, os autarcas manifestaram-se preocupados com os investimentos que serão necessários para fazer obras nas escolas de acolhimento, no transporte e nas refeições dos alunos. "O ministério apoiará as autarquias neste esforço de encerramento de escolas e deslocação de alunos e professores. Isto será feito de acordo com as necessidades de cada concelho", garantiu a ministra após a reunião com os autarcas.

WB00789_.gif (161 bytes)