Público - 2 Fev 06

Jovens de 15 e 16 anos detidos por roubo de carros

Abel Coentrão

Suspeitos assaltavam sobretudo automóveis da marca Fiat no Porto e em Matosinhos

Dois jovens, um com 15 anos e outro com 16, foram detidos na terça-feira pela Divisão de Investigação Criminal da PSP do Porto, que os estava a investigar por suspeita de furto no interior de veículos e roubo de automóveis. Os dois adolescentes foram apanhados em flagrante, quando seguiam na Alameda de Basílio Teles, no Porto, num Fiat Punto preto roubado, cujos proprietários haviam apresentado queixa na esquadra do Pinheiro Manso. Na sequência da detenção e primeiro interrogatório, foram recuperados três outros automóveis da mesma marca registados como roubados nas esquadras da GNR de Matosinhos e São Mamede de Infesta e no posto de Custóias.
A PSP de Matosinhos localizou ainda outras duas viaturas da mesma marca, ambas furtadas, que a polícia suspeita terem sido abandonadas pelos adolescentes. Estes chegaram ainda a contar onde tinham deixado outros dois carros, mas no local indicado, em Matosinhos, a PSP acabou por não os encontrar, admitindo fonte da polícia que ambos tenham sido já recuperados por outras forças de segurança. Para além do veículo em que seguiam, aos detidos foram ainda apreendidos um auto-rádio, um porta-painéis e uma chave de fendas.
A existência de muitos automóveis desta marca, e a relativa facilidade com que os assaltantes conseguem estroncar a fechadura podem explicar, segundo a PSP, a insistência dos suspeitos nos Fiat. A área de actuação dos dois adolescentes, aos quais estará associado um terceiro elemento, menor de idade, seria a dos concelhos de Matosinhos e do Porto.
Um deles, o mais novo, é aliás natural desta cidade, onde estuda, e sobre ele pendia um mandado de condução para um centro educativo, emanado pelo Tribunal de Família e Menores. O outro, agora com 16 anos, é um estudante natural da Amadora, onde mora, mas já antes de poder ser criminalmente responsabilizado pelos seus crimes estava a ser seguido pelo Tribunal de Menores da sua área de residência. Segundo a PSP, foram ambos encaminhados para um colégio na zona de Aveiro.

WB00789_.gif (161 bytes)