Diário de Notícias - 05 Dez 08

 

Portugal entra em recessão no último trimestre do ano
Rudolfo Rebêlo
Rodrigo Cabrita

 

Economia. Grandes países do euro já estão em clima recessivo

 

Portugal entra em recessão no último trimestre do ano

 

A Comissão Europeia confirmou ontem o que já se sabia desde meados de Novembro: a Zona Euro está em recessão desde Abril. A economia dos 15 caiu 0,2% no terceiro trimestre do ano, tal como sucedeu entre Abril e Julho. Portugal, que exporta 73% das mercadorias para a Zona Euro, estagnou no terceiro trimestre e deverá entrar em contracção no último trimestre.

 

Em anterior projecção, em Novembro, a Comissão Europeia estimou uma expansão de 0,5% para a economia portuguesa. Isto significa que no último trimestre Portugal deverá recuar 0,2% em comparação com o mesmo período do ano passado e cair 0,3% em relação aos meses de Julho a Setembro.

 

Alemanha e Itália, as duas maiores economias do euro, estão em recessão técnica. A actividade (PIB) nos dois países recuou 0,5%, após 0,4% nos três meses anteriores. Espanha vive em clima recessivo e, pela primeira vez em 15 anos, a economia recuou, com a alta taxa de desemprego a refrear o apetite dos consumidores e os empresários a cortarem no investimento. França deu sinais de reanimação ao crescer 0,1% no terceiro trimestre face a igual período precedente.

 

O que está a arrastar a economia do euro para o vermelho? Desde Abril deste ano que as despesas das famílias em consumo estão estagnadas, mas no terceiro trimestre os consumidores terão batido no fundo dos bolsos. É que as despesas não aumentaram em relação ao mesmo período do ano passado.

 

As exportações da zona euro - afectadas pela valorização da moeda face ao dólar, recuo das economias clientes (procura externa) e inflação interna na área monetária - caíram 0,1% no segundo trimestre face ao período de Janeiro a Abril. Já entre Julho e Setembro as exportações aumentaram 2,4% em relação a igual período de 2007. Para a Europa dos 27, os dados ontem libertados pelo Eurostat - o gabinete de estatísticas da Comissão Europeia - indicam que as exportações terão registado uma expansão de 2,6%.

 

Entre as potências mundiais é a Zona Euro que regista um menor desempenho nas exportações, o que confirma o impacte negativo da apreciação do euro no comércio externo. Assim, para o terceiro trimestre, as vendas dos EUA, beneficiadas pelo fraqueza do dólar, cresceram 6,2% enquanto no Japão o comércio externo (vendas) aumentou 4,1%.

 

Os investimentos na zona euro caíram 0,6% no terceiro trimestre, após um recuo de 0,9% no período precedente. Na Europa, o investimento, apesar desta quebra, parece ser mais activo do que nos EUA e Japão. É que as duas últimas potências estão há um ano a sofrer contracções no investimento.

 

É visível o esforço orçamental dos países do euro em contrariar a queda da procura. O consumo público cresce, o que encontra compreensão por parte de Bruxelas.