Diário de Notícias - 30 Dez 05

Ascensão e queda de um cientista coreano

Filomena Naves

 

Comissão concluiu ontem que Hwang Woo-suk falsificou os seus resultados
desespero. Foto de Hwang, na capa de uma revista, numa rua de Seul

A fraude científica confirmou-se ontem e o herói coreano tombou definitivamente do seu pedestal. A ascensão e queda de Hwang Woo- -suk no mundo da investigação biomédica, hoje um meio altamente competitivo, acabou por ser meteórica pouco mais de ano e meio.

O anúncio feito ontem, pela Universidade de Seul, de que os seus resultados sobre células estaminais foram falsificados, acabou por ser a machadada final na imagem do cientista-herói.

A fraude agora comprovada relaciona-se com um artigo publicado em Maio deste ano, na revista Science, por Hwang Woo-suk, em que ele alegava ter produzido 11 linhas de células estaminais embrionárias, cada uma delas compatível com um doente específico.

Se não tivesse havido falsificação, aquele teria sido um passo importante no sentido da clonagem terapêutica, já que o problema da rejeição no transplante de tecidos produzidos a partir dessas células parecia estar solucionado.

Sabe-se agora que não é assim. "Descobrimos que Hwang e a sua equipa não possuem nenhum dado válido para provar que produziram as linhas celulares cujo ADN [a assinatura genética] seja especificamente de uma determinada pessoa", disse ontem a comissão da Universidade de Seul que investigou os trabalhos do cientista. "Os testes de ADN mostram que não existiam essas células estaminais específicas", acrescentou o porta-voz da comissão, Roh Jung-Hye.

A mesma comissão tinha adiantado na semana passada que nove das 11 linhas celulares estavam falsificadas. Ontem disse que era assim para todas. Segundo os investigadores, Hwang manipulou as fotografias e os dados.

O primeiro escândalo envolvendo o cientista rebentou no final de Novembro, quando ele confessou ter infringido normas éticas e legais do seu país, por ter utilizado na seu trabalho óvulos de duas das suas colaboradoras.

Hwang demitiu-se nessa altura do seu cargo de director do banco de células estaminais da Coreia do Sul, que havia sido criado um mês antes. Em meados deste mês, um colaborador acusou-o de fraude. Ele defendeu-se, mas a comissão de inquérito concluiu ontem contra ele.

WB00789_.gif (161 bytes)