Público - 08 Dez 05

PSD contra redução dos exames do 12.º

 

O deputado do PSD Pedro Duarte criticou ontem duramente a intenção do Governo, conhecida esta semana, de reduzir para três os exames nacionais do 12.º ano. "No momento em que todos estão de acordo com a necessidade de melhorar a formação dos portugueses, o Governo dá um péssimo sinal à sociedade portuguesa", no sentido de dar "um bónus à preguiça" e revelando "uma cultura do facilitismo avesso à ideia de excelência de que o país precisa", afirmou, no plenário da Assembleia da República.
"Este não é o nosso caminho", garantiu o porta-voz da bancada para os assuntos da Educação, considerando "surpreendente" que o PS tenha anunciado a decisão "sem ouvir qualquer parceiro, sem comunicar ao Parlamento nem sequer esperar pelo parecer do Conselho Nacional de Educação".
Pedro Duarte mostrou-se ainda preocupado com o facto de "o Governo afirmar que considera dispensável o exame de Português no final do 12.º ano", quando são conhecidos os fracos resultados dos estudantes na disciplina, e tendo em conta "o carácter absolutamente decisivo da língua" na formação dos jovens.

WB00789_.gif (161 bytes)