Portugal Diário - 21 Abr 09

 

Amamentar faz bem à saúde da mãe

 

Além das vantagens conhecidas para os bebés, um estudo revela agora que as mulheres também ganham com a amamentação

 

As mulheres que amamentam os filhos por mais tempo têm menos probabilidades em sofrer ataques cardíacos ou tromboses. A conclusão faz parte de um estudo realizado pela Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, e divulgado pelo jornal espanhol «ABC.es».

 

O trabalho de investigação foi publicado na conceituada revista da especialidade «Obstetrics & Gynecology». Eleanor Bimla Schwarz, responsável pelo estudo explica que «os problemas cardíacos são a principal causa de morte entre o sexo feminino, por isso, é importante conhecer todas as formas de protecção. Há vários anos que se conhece a vantagem do leite materno para a saúde dos bebés agora, finalmente, há provas de que amamentar também faz bem à saúde das mães».

 

Segundo os dados recolhidos na investigação as mulheres que amamentaram pelo menos durante um mês os seus bebés têm, depois de atingirem a menopausa, menores taxas de diabetes, hipertensão e colesterol. Em relação às mulheres que amamentaram durante um ano os filhos, por comparação com as que nunca deram leite materno aos filhos, foi encontrada uma probabilidade de menos 10% em ter ataques cardíacos e tromboses.

 

140 mil mulheres

 

Desta forma, os investigadores concluíram ainda que os benefícios para a saúde, no caso do sexo feminino, são a longo prazo. A maioria das mulheres que participou no estudo tinha dado de mamar aos filhos há mais de 20 anos.

 

«Quanto mais tempo a mãe der de mamar ao filho melhor para ambos. Este estudo revela ainda uma boa razão para mudar algumas políticas laborais e incentivar as mães a amamentar os filhos», explica Eleanor Bimla Schwarz. Participaram nesta investigação, que tebe início em 1994, perto de 140 mil mulheres.